Make your own free website on Tripod.com
Ofício para a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

 

A Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) é uma entidade recém-criada, visando a realização de pesquisa científica sobre temas relacionados ao Diabetes. A LAD reúne alunos de Medicina, Nutrição e demais áreas da Saúde e está sob a coordenação da Profa. Dra. Rosângela Roginski Réa, chefe da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da UFPR.

Estima-se que no Brasil existam 5 milhões de indivíduos diabéticos, dos quais metade desconhece o diagnóstico. Do total de casos, 90% são do tipo 2 ou não dependente de insulina, uma doença muitas vezes silenciosa. Tardiamente o diabetes é identificado através de suas complicações crônicas, como problemas renais, que levam à hemodiálise, processos de perda de visão, gangrenas que levam à amputações, problemas circulatórios ou cardíacos. O diagnóstico precoce, realizado através de exames simples de sangue, pode retardar ou impedir o aparecimento destas complicações, desde que a doença seja adequadamente tratada.

Estudos de prevalência do diabetes já foram realizados em algumas cidades brasileiras, inclusive Londrina, porém, não na cidade de Curitiba. Dados do Ministério da Saúde têm indicado uma prevalência desta moléstia de 7,6% na população adulta brasileira. Em campanha de detecção realizada em Curitiba pela Drogamed no ano de 1998 (dados a serem agora divulgados), dentre 8570 pessoas testadas 592 tiveram resultados compatíveis com diabetes e desconheciam ser portadores da moléstia. Assim, 6,9% destas pessoas estariam potencialmente em risco para apresentar as complicações da doença, sem sequer conhecer sua condição.

Juntamente com o Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC), órgão representativo dos estudantes de Medicina da UFPR, a Liga de Diabetes vem por meio desta solicitar apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba à iniciativa de diagnosticar o diabetes tipo 2 em uma ou mais regionais de Saúde de nossa cidade, solicitando indicar a seqüência adequada de procedimentos para o início do projeto.

WB01511_.gif (114 bytes) VOLTA